domingo, 26 de outubro de 2014

Chocolate - Joanne Harris

Um (doce) romance de sabores e afectos.

Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 264
Editor: Edições Asa


Sinopse

Vianne é uma mãe solteira que chega à pequena aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Os capítulos alternados, ora com a voz de Vianne, ora com a do padre Reynaud (ao contrário do filme, no livro é este que quer fechar esta loja das tentações), criam uma grande tensão dramática.
" "Todos nós somos divididos interiormente" diz Joanne. " O Padre Reynaud é uma espécie de anoréctico. Recusa-se a comer e tortura-se a si próprio ficando horas em frente à montra do talho. É repressivo, a sua severidade para com os outros baseia-se no facto de se odiar profundamente." (citada pela revista (livros), nº 19)
É contra este pensamento que "Chocolate" se insurge, defendendo os pequenos prazeres da vida, neste caso os gastronómicos, e o direito à diferença, numa pequena aldeia, fechada ao que vem de fora, (também os ciganos, que ali aparecem, com as suas músicas e outro tipo de vida, são votados ao ostracismo), e que, de certa forma, põe em causa o poder instalado.

A minha opinião

Confesso que esperava um pouco mais desta leitura, talvez por ter visto o filme há já alguns anos e o pouco que me lembro é que adorei =P... por isso tinha grande expectativa.

Não é que não tenha gostado do livro, longe disso, mas esperava mais dele talvez em relação ao enredo, que me pareceu um pouco linear e de certa forma expectável. 

Aquilo que, com toda a certeza, não me decepcionou foram as magníficas descrições da loja de Vivian, La Céleste Praline, e do seu delicioso contéudo. Os sabores e odores descritos deixaram-me de água na boca. Quase me sentia saborear junto com os clientes cada chocolate quente, cada licor, cada bombom, cada biscoito, hummm... 

"Enchi um copo para mim, com licor noisette e pedacinhos de avelã. O aroma era forte e inebriante, como madeira empilhada ao sol crepuscular do Outono. Guillaume comeu a sua religeuse com um prazer minucioso, depenicando as migalhas com o indicador húmido."

No que respeita a personagens preferidas destaco Armande Voizin, uma velhinha muito peculiar, que me conquistou com o seu feitio teimoso e com a sua "visão" especial...
Também gostei, claro, de Vivian e da sua relação com o chocolate, bem como de toda a aura em sua volta, de um clima subtilmente mágico.

A história, além da tentação da gula =), faz também uma abordagem ao poder da igreja na moldagem das mentalidades e ao preconceito e discriminação, muitas vezes daí decorrentes, sobre todos os que se considerassem não seguir as "normas" da comunidade.

Em suma, considero que foi uma leitura agradável e de apelar à gula! =P
Espero em breve ler os dois volumes seguintes desta trilogia, Sapatos de Rebuçado e O Aroma das Especiarias. E, fiquei também curiosa, em rever o filme e fazer a comparação. 


Classificação: 3,5 Bom!

8 comentários:

  1. Eu vi o filme sem saber que era de um livro, quando soube fiquei logo curiosa com a autora. Tentei ler o danças e contra-danças, parece-me ter uma escrita interessante mas não gosto nada de "contos" então deixei a leitura e guardei esta autora como futuras leituras, mas este é sem dúvida um livro que estou muito curiosa por ler, pois adorei o filme (apesar de preferência eu ler sempre primeiro o livro e depois ver o filme. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb prefiro sempre ler o livro primeiro e depois, se achar que devo (ainda não me refiz do trauma que apanhei com os filmes do Harry Potter, que deitaram por terra todo o mundo e caras que eu tinha imaginado durante anos e me obrigaram a substitui-los por outras! =( ), ver o filme. Mas neste caso tb me aconteceu o mesmo, vi o filme há já muitos anos sem saber que era baseado num livro de Joanne Harris.

      Eliminar
    2. Lool nem me lembres isso do Harry Potter!
      Gostei mais das paisagens, do comboio, Hogwarts, Diagon Alley do que as personagens em si. Poucos são como eu imaginava... Mas depois ao ler o resto não me saiam as caras e todo o mundo cinematográfico da cabeça e não voltou a ser o mesmo, isso é verdade! lol
      Nem vamos falar do sentimento de estar a ver o filme e: "Então...? E aquela parte em que... E aquela em que...? Então e a parte mais importante de todas?!" e senti sempre que os filmes são 20% do livro...

      Mas mesmo assim foi mágico e tenho muito orgulho em pertencer à geração Harry Potter, apesar de ainda estar à espera de receber a minha carta com a convocatória...

      Eliminar
    3. pois... concordo. Mas eu ainda não me resignei, tanto é assim que até hoje ainda não terminei de ver os filmes! sou casmurra! lol :P

      Quanto à convocatória parece que agora já podemos mesmo recebê-la ... ;)
      (http://expresso.sapo.pt/ja-pode-tirar-o-seu-curso-na-escola-de-harry-potter=f866605#ixzz2zhtDkGqZ)

      Eliminar
    4. lool eu já tinha visto isso, mas não é a mesma coisa....
      Onde já vão os meus 11 anos!
      Por acaso estive a ver no outro dia e tenho basicamente quase a mesma idade dos actores principais, e se não me engano tenho mesmo a idade do actor que faz de Ron.
      Agora já pouco acredito em magia e sou muito mais crítica e surpreendo-me com pouco...
      Quem ficaram a perder foram eles por não me terem chamado logo na altura certa! xD

      Eliminar
    5. Pois os meus 11 anos tb já vão longe, bem longe ... =| (crise a menos de 1 mês de fazer anos lol) mas mesmo assim continuo a gostar de 1 pc de magia e a tentar "acreditar" em alguma! Por isso ainda me podiam contratar como professora que não me importava nada! ;D

      Eliminar
    6. Ahh, lool! xD
      O que este livro "Chocolate" faz às pessoas, comentamos tudo menos o dito cujo! xD

      Eliminar

Obrigada pelo comentário! :)