sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sozinhos na Ilha - Tracey Garvis Graves


Edição/Reimpressão: 2013
Páginas: 352
Editora: Asa
 

A minha opinião: Este livro conquistou-me logo nas primeiras páginas. Os acontecimentos estão descritos de uma forma tão realista que quase senti o pânico de estar num avião prestes a cair no mar. Daí a ficar presa á história e a querer saber o que iria acontecer a Anna e T.J foi um passo.

T.J tem 16 anos e após sobreviver a um linfoma de Hodgkin só quer voltar á sua vida normal, mas os pais tem outros planos para ele: umas férias numa ilha tropical.
Anna tem 30 anos é professora e para fugir á rotina  e repensar a sua vida, decide aceitar um emprego de Verão que consiste em dar explicações nas Maldivas, a um rapaz (T.J), acabado de recuperar de um cancro, para que assim ele possa apanhar a turma.

Quando o hidroavião onde Anna e T.J seguiam cai no mar, as suas vidas vão mudar para sempre...

Os capítulos são pequeninos, e alternados entre a voz de T.J e Anna que nos contam a sua história, nem dei pelo tempo passar, enquanto virava as páginas...
Uma história de sobrevivência, aventura, coragem e amor, que me conquistou por completo.

Na ilha acompanhamos a luta dos nossos protagonistas para se manterem vivos num local que tem tanto de belo como de perigoso. Fome, sede, calor, mosquitos, morcegos, tubarões, doença, solidão, são muitos os desafios que Anna e T.J tem de superar. Para além dos seus medos e da pergunta: será que algum dia sairão dali?

Talvez por tudo isto seja tão fácil apaixonar-mo-nos por Anna e T.J, a sua humanidade e as provações que ultrapassam não podem deixar ninguém indiferente. Vibrei com cada conquista e entristeci-me com cada momento em que a esperança de serem resgatados lhes fugia entre os dedos.

E o que dizer do amor que os uniu? É compreensível como naquele cenário a relação deles evoluiu para uma relação amorosa, onde a diferença de idades deixou de existir, sem Anna, T.J nunca teria aguentado e vice versa. O amor dá-nos força em qualquer situação e neste livro isso está bem patente.

No pós-ilha Anna e T.J são confrontados com novos desafios, o regresso á civilização não poderia ser fácil depois de tanto tempo de afastamento, por exemplo acompanhamos a confusão de Anna e T.J num supermercado onde há tanta oferta comparado com a escassez que havia na ilha.

Além disso, como se não bastassem os seus dilemas pessoais, os nossos protagonistas tem ainda de enfrentar os preconceitos e estereótipos da sociedade que condenam a relação dos dois. Será possível um amor sobreviver a tanto?

Esta foi uma leitura que mexeu com as minhas emoções e ao mesmo tempo me fez refletir, a história de Anna e T.J permanecerá durante muito tempo comigo, mal posso esperar por ler a sua continuação...

Aconselho vivamente!

Classificação: 4 Muito Bom!
 

2 comentários:

  1. Gostei imenso de ler a tua opinião e concordo com tudo o eu dizes! :D
    Um livro-prova de que o amor nos dá mesmo força a aguentar cada novo dia!
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carolina! :D

    Beijinhos e igualmente boas leituras!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)