quarta-feira, 5 de junho de 2013

Em Nome Da Memória - Ann Brashares



Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 350
Editora: Quinta Essência


A minha opinião: Adorei este magnífico livro! Adorei esta história de amor invulgar, as personagens inesquecíveis, a forma de escrever simples e envolvente de Ann Brashares, adorei tudo!

Sabem aqueles livros que nos prendem logo desde a primeira página...este é assim... Se estiverem indecisos se hão-de ler ou não, desafio-vos a ler as primeiras duas páginas..de certeza que não o vão querer largar mais. ;)

"Em nome da memória" tem como personagens principais Daniel e Lucy, e conta-nos a sua história de amor intemporal... Daniel não é um rapaz comum, tem o dom/maldição da memória, ou seja, a capacidade de recordar quem foi em vidas passadas e de reconhecer as almas daqueles que com ele conviveram. Há séculos que se apaixona sempre pela mesma rapariga Sophia (no presente Lucy). Mas acontece sempre algo para os afastar, e o seu amor nunca chega a ser vivido em pleno. De cada vez que morre, Daniel só tem um desejo, voltar a viver para reencontrar Sophia/Lucy, esperando que ela também se lembre dele. É que Sophia/Lucy não possui esse dom, embora tenha uma memória cada vez mais apurada.

Ann Brashares alternou magistralmente e de forma clara a narrativa entre passado e presente.  Na vida presente Daniel tenta chegar até Lucy para a fazer recordar de quem foram e do que juntos já viveram. Embora ao inicio Lucy desconfie de tudo o que ele lhe diz, alguns factos inesperados e curiosos mudam o rumo das coisas, pois o que tem de ser tem muita força. ;)
No passado, somos conduzidos pela voz de Daniel passando por vários países, continentes e anos...onde este nos dá a conhecer como vivia, quem era, como conhecia Lucy, o que viviam e como se separavam... Esta variedade de cenários e vivências de Daniel torna a estória rica em pormenores históricos, o que torna o livro ainda mais interessante.

Adorei os personagens principais...que irão ficar comigo durante bastante tempo...principalmente Daniel pela sua personalidade vincada, persistência, tenacidade e capacidade de sofrimento em nome do amor.

Uma palavra também para os personagens secundários que estão muito bem caracterizados e que compõem a história, o misterioso Ben que tal como Daniel tem o dom da memória, o impiedoso vilão Joaquim, a compreensiva Marnie amiga de Lucy...

Este livro leva-nos a reflectir sobre o que haverá para além da vida e da morte, sobre o assunto das vidas passadas, e da reencarnação.
Adorei a escrita fluída e cativante da autora, bem como a capacidade de criar uma história tão original sobre a reencarnação, orquestrada com tantos pormenores que é fácil para o leitor sentir que a realidade bem poderia ser como está descrita no livro.

Ao longo da leitura tive momentos em que me apeteceu mesmo gritar com uma das personagens e dizer-lhe "Não vás por ai!!", tive momentos em que vivi a angustia de lutar contra o que parecia ser fatal junto com Lucy e Daniel, tive momentos em que sorri e deitei uma ou outra lágrima com eles...

Um romance que mexe com as nossas emoções...mágico, fascinante, intenso, tocante e inesquecível, bem como eu gosto!
Recomendo sem reservas!

Classificação: 5 Excelente!

P.S- O final pareceu-me um pouco em aberto, por acaso alguém me sabe dizer se vai haver continuação? :D


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! :)