domingo, 21 de abril de 2013

Uma americana em Pequim - Ann Mah


Edição/Reimpressão: 2011
Páginas: 352
Editora: Asa


A minha opinião: Este livro conta-nos a história de Isabell Lee, nascida na América, mas filha de pais chineses, que depois de perder o emprego e de ficar sem o seu namorado decide aventurar-se a viver noutro país...e porque não a China?

Isabell ou Iz para os amigos vai então viver para Pequim com a irmã Claire (que já por lá estava). A adaptação a este desconhecido país não é fácil principalmente para quem apenas conhece a linguagem que a sua mãe utilizava na cozinha... Mas o que poderia ser uma dificuldade transforma-se numa oportunidade e Iz arranja emprego como crítica gastronómica numa revista.

Cada capítulo é iniciado com uma notícia relacionada com a comida de cada região por onde Iz passa. Grande parte do livro gira assim em torno da cozinha chinesa, da sua preparação e degustação. A descrição é bastante detalhada e realista, quase sentimos os cheiros e sabores...deixando-nos com água na boca.

Um dos temas principais que "Uma americana em Pequim" aborda é o sentimento de pertença e alienação que os filhos de imigrantes sentem. No caso de Iz a nossa protagonista, primeiro sentiu dificuldade em integrar-se no país onde nasceu, pois as suas feições orientais diferenciavam-na das outras crianças e em casa Iz era educada segundo os costumes da cultura chinesa pelos seus pais. No entanto, Iz conseguiu contornar a influência dos pais e tornou-se americana de alma e coração. Agora em Pequim, esse conflito existencial vai de novo surgir na sua cabeça, pois aqui todos a olham como se ela fosse chinesa e não americana como ela realmente se sente. Foi uma questão interessante de acompanhar... Não pude deixar de reter esta peculiar expressão "És uma banana (...) amarela por fora, branca por dentro."

Ao longo do livro acompanhamos também a relação das duas irmãs, que longe de ser cúmplice também não é conflituosa. Um certa competição que sempre existiu entre as duas, as comparações que naturalmente existem entre irmãos, e um mal-entendido do passado distanciam Isabell de Claire...com o decorrer da história vamos acompanhando a evolução desta relação...
Em torno das relações familiares acompanhamos ainda a relação de Claire e Iz com a sua mãe, as expectativas que esta tem relativamente ás filhas, etc...

Gostei muito de "viajar" até à China e conhecer uma pouco dos seus costumes e tradições, da sua cultura e gastronomia.

Com tantas descrições sobre comida é impossível ler este livro e não ficar com fome... E eu que nem gosto muito de comida chinesa, acho que vou dar uma nova oportunidade e aventurar-me num restaurante chinês, pois afinal esta gastronomia apresenta uma enorme variedade, de certeza que deve haver algo que me agrade. =)

Gostei muito das personagens, principalmente de Iz e do seu grupo de amigos e colegas de trabalho, da história em si, dos pormenores gastronómicos... a meu ver, a única coisa que faltou neste livro foi uma boa dose de emoção, não deixando por isso de ser um livro que recomendo vivamente!

Classificação: 4 Muito Bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário! :)