terça-feira, 17 de abril de 2012

Desafio III...

A pertita do blog Pereira's Book's passou-nos mais um desafio. Como a B. tem andado um pouco mais ocupada e como eu até gosto disto, desta vez respondo só eu.

Aqui vão então as minhas respostas ás perguntas da pertita:

1-O que é para ti uma boa livraria?
Gosto das livrarias que têm sofázitos para nós lermos ali um pouco se quisermos, que tenham tanto livros novidade como daqueles bem antigos, que estejam separados por géneros/temáticas, com boas promoções de vez em quando eh eh, etc…

2-Qual o livro ou livros que mais te marcaram?
Ao longo da vida, já muitos livros me marcaram de alguma forma e marcarão ainda… mas aquele que eu vou gostar e guardar toda a vida é o Livro do Desassossego do meu querido Fernando Pessoa.

3-Como começaste a gostar de ler?
Desde muito pequena que comecei a gostar de livrinhos, já antes de saber ler, passava horas com um livro a inventar histórias com base nas imagens que via! Por isso, assim que aprendi a ler, ninguém mais me conseguiu parar! ;)

4-Que tipo de livros preferes?
Gosto de muitos géneros, mas aqueles que predominam na minha mini-biblioteca pessoal são o romance, romance mágico, histórico, um pouco de fantasia, etc.. Gosto principalmente de histórias com um bom mistério e casas antigas e segredos de família… e se puder ter algumas curiosidades históricas (de preferência verídicas) pelo meio, então óptimo! =)

5-Qual a tua opinião sobre as Feiras do Livro?
Eu cá gosto muito, se pudesse ia a todas e desgraçava-me completamente! =/

6-Gostas de ir ver filmes baseados em livros que já leste?
Humm…gosto, mas depende dos livros… como já tenho tido algumas desilusões, por vezes prefiro não ver para não “destruir” o que eu própria imaginei!

7-Gostarias de ter um programa sobre livros na TV? Que formato lhe darias?
Comigo a apresentar não, não sou muito dada a câmaras! =P Mas não me importava de por exemplo, produzir um! Seria tipo as escolhas do Marcelo Rebelo de Sousa lol, onde se escolheriam as melhores novidades da semana por exemplo, teria entrevistas a autores, com destaque para os portugueses (claro!), e mais mil e uma rubricas que entretanto me ocorressem!

8-O que dirias a uma pessoa que não gosta de ler para a motivar para a leitura?
Estou neste momento a passar por essa situação, com uma criança que precisa melhorar a escrita/leitura e que diz que não gosta de ler porque se aborrece! Então o que estou a tentar fazer é perceber que temas lhe podem captar a atenção, para ela querer saber mais, por exemplo. Ou que género de livros acha ela que seria mais fácil de gostar… agora estamos a tentar com pequenos livros de poemas e parece-me que está a começar a correr bem! ;)
Se fosse a uma pessoa adulta, dir-lhe-ia que ler, é fazermos o nosso próprio filme e viajar sem sair do sitio! ;)

9-Se te dessem agora 100€ para gastares em livros, o que compravas?
Ui… só 100€?! =P Mas pronto, guardava para a Feira do Livro e comprava lá todos ou a maior parte dos livritos da minha wishlist prioritária!

10-Qual a tua opinião sobre os e-books?
Até agora ainda não me convenceram… sou uma adepta da leitura à antiga… gosto demasiado do passar das folhas, de ver pela quantidade de folhas que faltam se estou a avançar bem na leitura…. De ver os livritos ali a olhar pra mim todos sorridentes nas minhas estantes, etc.! ;D

11-Que achaste destas perguntas?
Achei que estavam interessantes e diferentes. E como eu sou uma tagarela fala-barato, gosto sempre de responder a estas perguntitas! =)

As perguntas e as vítimas ficam para a próxima! =P

2 comentários:

  1. Gostei muito das tuas respostas, tens opiniões bastante parecidas às minhas, vou levar este para o meu e ver o que sai ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)