domingo, 15 de abril de 2012

Antes de Adormecer - S. J. Watson








Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 344
Editor: Livraria Civilização Editora



Sinopse: 
«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…» 

As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

A minha opinião: 

Este foi o livro que me foi maioritariamente sugerido  por vocês quando vos questionei sobre a minha próxima leitura. Por isso, tenho a dizer-vos, a quem sugeriu, muito obrigada! Adorei! =)

Este é daqueles livros que nos agarram completamente e não nos largam mais até o terminarmos! 
Um thriller psicológico excelente que imediatamente capta a nossa atenção e nos transporta para dentro da história.
O seu formato, um diário escrito pela protagonista como forma de auxiliar no seu processo de recuperação da memória, ajuda em muito, a meu ver, para nos envolver na história. Pois, ao seguirmo-la através das suas palavras/ponto de vista, sentimos toda aquela ansiedade e inquietação própria de um bom thriller. 

Falo por mim, a certo ponto comecei a viver a história junto com a personagem Christine, ficava contente com os pequenos progressos dela, temia e desconfiava de quase todos os que a rodeavam, ia juntando todas as peças do puzzle que lhe eram dadas dia após dia, até á peça final...
Senti-me solidária com a personagem e partilhava da sua angústia, ao pensar como me sentiria eu, se um dia ao acordar descobrisse que uma boa parte da minha vida tinha já passado sem eu me dar conta! Talvez por ser jovem e ter ainda muitos sonhos, este foi o facto que mais me angustiou nas descrições dos sentimentos da personagem, mais do que o facto de acordar todos os dias sem saber quem era, acho que seria ainda pior perceber depois que todos os planos que tinha para a vida tinham ficado pelo caminho! 

Quanto ao final, a mim apanhou-me um pouco de surpresa, foi como um balde de água fria... senti quase o mesmo choque e receio que ela e vi-me a lutar junto com a personagem naquele quarto...

Em suma, um extraordinário thriller psicológico, que me deixou inquieta e com os nervos em franja! 
Daria sem dúvida um óptimo argumento para filme! Até porque, a titulo de curiosidade, no decorrer desta leitura, veio-me recorrentemente à memória dois filmes de géneros distintos, mas que têm algo em comum com esta história: A minha namorada tem amnésia e Os Esquecidos

Classificação: 5 Excelente! 

2 comentários:

  1. Também acabei de ler este livro este fim de semana e adorei! As ultimas paginas devorei-as literalmente :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Eu li este livrinho no início de Março, para variar as minhas opiniões andam sempre em atraso! :S

    Mas também me lembro que me foi impossível parar nos capítulos finais... terminei o livro de madrugada porque sabia que não ia conseguir dormir se não soubesse como acabava a história! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)