sábado, 17 de outubro de 2009

No Teu Deserto - Miguel Sousa Tavares





Há viagens sem regresso nem repetição.


Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 128
Editor: Oficina do Livro



No Teu Deserto conta a história de uma viagem pelo deserto do Sahara e do quase-romance de dois dos seus tripulantes.
Este foi o primeiro livro que li de Miguel Sousa Tavares. Confesso que nunca me tinha atraído nenhum dos seus livros talvez por não simpatizar muito com a figura do autor que via na TV. Mas, este livro dizia-me qualquer coisa e decidi comprá-lo e lê-lo assim que saiu. E... Adorei!

Digamos que o autor me surpreendeu bastante, gostei do tipo de "quase romance", gostei da história curta que me cativou da primeira à ultima página, gostei das descrições que me ajudaram a entrar ainda mais na história, gostei da "surpresa" que tive no começo do livro ("No fim tu morres.") pois estamos habituados a que a morte das personagens se revele, quase sempre, apenas no culminar da história. Foi um livro que me surpreendeu talvez pela simplicidade da sua história contada com grande sentimento.
Miguel Sousa Tavares é verdadeiramente um contador de histórias.

Não posso dizer que ficará como um dos livros da minha vida, mas... adorei-o e recomendo.

Alguns dos meus excertos preferidos:

"Na verdade, o deserto não existe: se tudo à sua volta deixa de existir e de ter sentido, só resta o nada. E o nada é o nada: conforme se olha, é a ausência de tudo, ou, pelo contrário, o absoluto. (...) Será assim a morte, também, Claúdia?"

"Aprendi que é preciso dar tempo aos outros para olharem."

"A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio."

"- Escrever não é falar. (...)
- É exactamente o oposto. Escrever é usar as palavras que se guardaram: se tu falares de mais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer."

5 comentários:

  1. Olá!
    Eu também nunca tinha lido um livro de Miguel Sousa Tavares quando adquiri este. Houve alguma coisa que me cativou neste.
    E para minha supresa tive uma leitura bem agradável.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. eu adorava ler Miguel Sousa Tavares, especialmente pelo que vi numa entrevista com José Rodrigues dos Santos. É pena que alguns portugueses não saibam apreciar o que é noso, estando sempre à "caça" de erros na literatura nacional... ele é um caso a quem andaram à "caça" de defeitos em tudo! Não entendo a razão pela qual um português é, por vezes, menosprezado no seu país e no estrangeiro ganha prémios literários. (desculpa o desabafo mas poxa, muitos portugueses têm que começar a valorizar um porco o produto nacional!)

    deixaste-me ainda mais desejosa por ler esta obra!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Jojo!
    Pois é, este livro tem algo que cativa à sua leitura!



    Olá Tatiana.
    É verdade, há muita gente a não dar valor ao que temos por cá. Eu também estava um pouco em falta com a literatura nacional, por isso neste Verão decidi mudar isso e foi assim que comecei a ler Miguel Sousa Tavares e também José R. dos Santos. E gostei bastante.
    Se quiseres ler MST e começares por este "No teu deserto" acho que não te vais arrepender, mas... cada pessoa vivencia um livro de maneira diferente não é!


    Beijinhos para as duas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Ainda não li ´No teu deserto' mas li o 'Equador' que amei e o 'Rio das Flores' que adorei!!

    Compreendo o que dizes em relação ao autor, eu também demorei bastante para ma render...

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Bem, acho que vou começar pelo Rio das Flores já que mo podem emprestar mas seguirei o teu concelho em relação a este livro "No teu Deserto" parece super engraçado.
    Em relação à literatura nacional eu apoio totalmente! Como diz na publicidade da Nacional, "O que é nacional é bom!" . claro que por vezes não o é, mas penso que deveria haver mais apoios para a publicação de livros nacionais.
    Eu participo num fórum cujo objectivo é mostrar o talento para aescrita e se quer que lhe diga, há lá grandes potenciais na literatura, especialmente a literatura fantástica e poesia. (www.fanficmaniapt.forumeiros.com -> dê uma visitinha e vá às histórias originais ;) há lá delas que gorsto muito, especialmente a Water Saphira e também Crónicas de Antherion. Ainda não estão acabedas já que são estudantes e o tempo nem sempre chega mas dá para ver que tÊm muito jeito!)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! :)